segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rota do Charme

Texto e Fotos: Eliana Malízia

Socorro fica junto à Serra da Mantiqueira e faz parte do Circuito das Águas Paulista. A cidade é banhada pelo Rio do Peixe, cujas corredeiras e lindas cachoeiras embelezam a paisagem, e conta com uma população de 32 mil habitantes. O turismo de aventura surge com força e oferece diversas atividades, como rafting, boiacross, cascading, trilhas, mountain bike, voo livre, tirolesa, rapel, trilhas de jipe, motos, quadriciclos e muito mais.

Preparadas para mais uma aventura, eu e minha BMW GS 650 partimos da capital paulista em uma tarde de sexta-feira. Seguimos pela Rodovia Fernão Dias, pilotando tranquilamente, pois todo o cuidado é pouco nesta pista com forte movimento de caminhões e automóveis (inclusive nos finais de semana). Em Bragança Paulista, deixei a Rodovia Fernão Dias para trás e cruzei a cidade, seguindo placas indicativas para Socorro, onde cheguei rapidamente. Segui direto para o hotel e, como já era noite, não me animei a sair. Aproveitei para jantar no hotel e relaxar na piscina aquecida. Renovei-me do estresse da viagem, dormi bem e acordei entusiasmada para aproveitar a cidade.

PRIMEIRA PARADA
Em toda viagem que faço, antes de qualquer coisa, gosto de conhecer os centros das cidades – explorar a cultura local e me familiarizar com ela. Caminhei por todas as ruas em volta da graciosa Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo. Fiquei encantada com a arquitetura dos grandes casarões (muitos viraram lojas de artesanato e de roupas ou restaurantes). Segui à Praça da Delegacia, uma das mais antigas e charmosas da cidade. Ali perto visitei o Museu Histórico Dr. João Baptista Gomes Ferraz, onde pude ver peças históricas do passado de Socorro. No museu, o que chamou minha atenção foram os itens dos soldados da Revolução Constitucionalista. A atração funciona de terça a sexta-feira (das 9h00 às 17h00) e aos sábados, domingos e feriados (das 13h00 às 17h00).

HORA DE VOAR
Depois de conhecer a cidade, liguei a moto e rumei para o Parque dos Sonhos, que fica a 15 km do centro da cidade. Para chegar lá, percorri boa parte do caminho por terra – e aqui vai uma dica: caso não queira colocar a moto na terra, há outras formas de chegar (por exemplo, alugando um quadriciclo ou motocicletas apropriadas). Chegando ao Parque dos Sonhos, encontrei cachoeiras, trilhas ecológicas, animais, grutas e 14 atividades de aventura. O parque é lindo, com destaque para a Cachoeira dos Sonhos, com formação de praia de água doce. Mas, como eu queria mais adrenalina, optei por um voo de tirolesa, modalidade em que um equipamento permite que o corpo fique totalmente suspenso no ar, deitado, proporcionando a sensação de planar. Fiz uma tirolesa com pouco mais de 1 km de extensão, entre montanhas e cachoeiras, e atravessei a divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Achei divertidíssimo e senti mesmo a sensação de voar! Aproveitei para almoçar em um restaurante dentro do parque. Depois tomei sol na prainha da cachoeira, com direito a rede e tudo mais...

ROTA DA LUA
Do Parque dos Sonhos, fui à operadora Base 55 Sport Adventure e parti para a “Rota da Lua”. A experiência começou com um delicioso café da tarde. Depois encarei uma viagem de quadri em uma trilha de pouco mais de uma hora. O destino final, alcançado ao anoitecer, foi a Pedra Bela. Lá em cima, a vista da cidade de Socorro e uma grande lua nos recepcionaram. Estávamos em um grupo de 20 pessoas e brindamos a chegada da lua com um “prosecco”. Depois matamos a fome com caldos e pizza na pedra. Ao lado de uma fogueira começou um luau. Após uma noite maravilhosa, com muita conversa e gargalhadas, todos foram dormir em grandes barracas, instaladas em um camping bem estruturado. Acordamos cedo e, depois de um café da manhã no Bar da Pedra, retornamos à Base 55. Finalizamos nosso passeio com um café gourmet.

PARQUE ECOLÓGICO
Deixando a Base 55, segui rumo ao Parque Ecológico do Monjolinho, situado em uma área repleta de corredeiras e ilhas do Corredor Turístico do Rio do Peixe. Para conhecer o rio, optei por fazer um rafting – e durante a descida, avistei várias capivaras. Na sequência visitei a Fazenda Recanto da Cachoeira, onde almocei e me deliciei com um Bobó de Camarão, com direito a som de violinos e vista para uma bela cachoeira. Um modo excelente de renovar as baterias!

COMO CHEGAR
Para chegar a Socorro, saindo de São Paulo, acesse a Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Bragança Paulista; vá no sentido centro da cidade e siga as placas indicativas para Socorro. Depois, acesse a Rodovia Capitão Barduíno (SP-008).

ONDE FICAR
Hotel Grimbergs Village (19)3895-1902
É um hotel 4 estrelas com restaurante, piscina com bar, piscina aquecida, sala de jogos, academia e espaço para festas.
www.grinbergsvillagehotel.tur.br

COM QUEM SE AVENTURAR
Base 55 (19) 3855 2050
Rua Dr. Alfredo de Oliveira Santos, 117 – Centro.