quarta-feira, 14 de março de 2012

É SÓ ALEGRIA!



Os encantos de Punta Del Este, famoso balneário uruguaio que seduz os turistas com praias, diversão e lindas paisagens

Texto e fotos: Eliana Malízia

Dessa vez, minha aventura de moto foi mais longa: aproveitando as férias, viajei a um local que figura na “lista de desejos” de muitos moto-turistas: a belíssima Punta Del Este, no Uruguai. Parti da capital paulista às 05h00, rumo ao Rio Grande do Sul, onde me juntei a um grupo de amigos motociclistas, o “EDA”. Eram dez motos (incluindo modelos BMW, Honda, Suzuki e KTM) e eu era a única mulher do grupo, encarapitada em minha BMW F800R.

PARADAS
No primeiro dia, segui rumo a Palhoça (SC). Foram 750 km, com paradas apenas para comer e abastecer. O trajeto foi desafiador, já que praticamente todos os quilômetros rodados foram sob forte chuva, através da Rodovia BR116. Cheguei a Palhoças no fim da tarde, jantei e fui dormir. 

No dia seguinte (sem chuva), era a hora de acelerar até a cidade de Torres (RS), onde finalmente me juntei à turma do “EDA”. Seguimos até Cassino (RS), a maior praia do mundo em extensão: são, aproximadamente, 240 km, que se estendem desde a Barra do Rio Grande até o Chuí. 

No terceiro dia de estrada, a caminho do Chuí, conhecemos a Reserva do Taim, que é de encher os olhos. Trata-se de um dos principais ecossistemas brasileiros, com uma variedade ambiental constituída de lagoas, banhados e pântanos. Lá, avistam-se todo tipo de animais: tartarugas, capivaras, jacarés de papo amarelo e gaviões. Nesse trecho da estrada, todo cuidado é pouco, pois os bichos atravessam a pista descerimoniosamente!

FRONTEIRA
No Chuí (RS), uma simples avenida separa o Brasil do Uruguai. Vale a pena fazer uma paradinha para compras, pois a cidade conta com uma zona comercial bem desenvolvida – os tradicionais “free shops” da fronteira. 

Depois da parada, cruzar a fronteira foi muito simples. Com os documentos necessários à mão (passaporte e Seguro Carta Verde), lá estávamos nós, no Uruguai. Para mim, foi uma alegria, já que, pela primeira vez, eu cruzava uma fronteira internacional de moto. Depois, rodamos apenas 500 km (de Cassino até Punta Del Este). Outra comemoração foi o fim dos pedágios, já que, no Uruguai, estamos livres dessas paradas.

Confira o restante da matéria na edição 136 da revista Moto Adventure

Nenhum comentário:

Postar um comentário