25ª edição do Megacycle agitou a cidade de São Lourenço (MG)
Texto e fotos: Laertes Torrens Filho
A 300 km de São Paulo (SP) e 387 km de Belo Horizonte (MG), a cidade mineira de São Lourenço se transformou em um verdadeiro reduto motociclístico durante a 25ª edição do Megacycle, evento que é um símbolo do setor motociclistico e que, anualmente reúne moto clubes e motociclistas de todo o Brasil. Este ano a festa aconteceu entre os dias 14 e 17 de abril. Cerca de 25 mil motos circularam por lá.
Fabricantes, montadoras, distribuidoras e importadoras ocuparam os 80 mil m² reservados ao evento, expondo belas máquinas, produtos, serviços, peças, acessórios e os principais lançamentos do segmento. Uma praça de alimentação caprichada, com direito a bar temático, foi montada para reabastecer a energia da galera com comidas deliciosas. Os shows e as atrações foram cuidadosamente escolhidos para entreter e divertir com qualidade os milhares de visitantes.
PROGRAMAÇÃO AGITADA
A programação começou na quinta-feira, dia 14 de abril, no Parque Municipal Ilha Antonio Dutra. Após o almoço, foram dadas as boas-vindas aos moto clubes e comboios que chegavam. A abertura do Salão de Motos, Peças e Acessórios rolou durante a tarde e, a partir de então, foi possível conferir as novidades do mercado.
A inauguração do palco de espetáculos aconteceu com show de Blues e seguiu até às 23h00, com o melhor do Rock. Já na sexta-feira, dia 15, a abertura do Salão de Motos se deu pontualmente ao meio-dia, quando já era possível fazer inscrições para as diversas atividades programadas, como concursos, gincanas e sorteios. Entre os prêmios, uma moto Zero Km.
A entrada, reservada para o estacionamento de motos, ficou completamente tomada por uma fila de máquinas dos mais variados estilos. Na parte interna, no Dinamômetro, rolava uma das competições mais visitadas, em que os motociclistas mostravam a potência de suas máquinas.
PROVAS
O aeroporto da cidade, localizado a poucos minutos do parque, foi preparado para “test ride”, provas, treinos livres de arrancada e cronometrados, reunindo milhares de motociclistas e espectadores. A Prova de Arrancada, ou Drag Race, é uma corrida popular nos EUA, sendo praticada por motocicletas e automóveis em um trajeto reto e nivelado. A atração deixou a turma na maior adrenalina! Foram 41 motos inscritas, divididas em oito categorias. Os treinos aconteceram pela manhã e, a partir das 13h00, começaram as arrancadas, que fizeram o público vibrar. Com o sistema de cronometragem informatizado, a plateia ficava por dentro do tempo total, tempo de reação e velocidade final de cada piloto.
A pista de 1,3 km no aeroporto também foi usada para “test drive” das novidades da Honda e Yamaha, que brilharam no Megacycle com os lançamentos da VFR 1200F, Transalp e Super Ténéré.
ESPETÁCULOS
A noite ganhou brilho com o show da equipe Força e Ação e terminou com um agradável show de Rock acústico. Com o som “unplugged”, a diversão rolou em um ritmo um pouco mais leve. E a noite, limpa e clara, ganhou um toque suave, propício aos novos e velhos romances.
MAIS FESTA
O tempo bom contribuiu para o sucesso da festa, agraciada por São Pedro com uma temperatura agradável. Sábado começou com alegria, com destaque para os treinos de Motocross e as gincanas entre os moto clubes, que foram premiados no estande da Porto Seguro. A entrega de troféus do Megacycle Drag Race abriu a noite, que seguiu agitada com as manobras radicais da equipe Força e Ação, shows de rock e um Festival de Blues (com diversos artistas). Em meio a tudo isso, os motociclistas exibiam suas máquinas e coletes com brasões coloridos, cheios de símbolos e histórias.
SUCESSO
O 25º Megacycle São Lourenço reuniu centenas de moto clubes vindos de todas as regiões do Brasil. A rede hoteleira da cidade atingiu lotação máxima e o comércio ficou agitado. Muitos moto-turistas aproveitaram a viagem para fazer o Circuito de Águas da região.
EMPRESAS
Na parte denominada “feira”, estandes como o da Porto Seguro permaneceram lotados durante os quatro dias de evento. Os segurados, apresentando a carteirinha da Porto, ganhavam uma camiseta com sua caricatura estampada. Os não segurados também ganhavam – porém, tinham que procurar "seu par" pela feira, através de números que eram colados pelas recepcionistas na passagem pelo estande. Os estandes da Mobil e Nacar também foram muito visitados, assim como o de “Moto Adventure”. As descoladas camisetas Callegari também chamaram atenção durante a festa.
INTERATIVIDADE
A grande estrela desta edição foi a interatividade. Um documentário sobre a festa e a paixão pelo Motociclismo foi produzido com a ajuda de motociclistas que participaram das edições anteriores do Megacycle. O filme, intitulado “Estação Megacycle”, foi exibido durante todo o evento e emocionou os visitantes.
DOMINGÃO
O domingo foi animado – e a sensação do dia foi o Motocross, com suas provas e premiações. A despedida começou por volta das 16h00, quando os comboios começaram a partir.
APOIO
O Megacycle contou com o apoio da Porto Seguro, Mobil, Prefeitura de São Lourenço, Turismo de São Lourenço, Polícias Militar e Civil de Minas Gerais e Revista Moto Adventure.
VEJA A GALERIA DE FOTOS NO SITE: www.cteditora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário