segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rota do Charme!


Vamos às Compras?

Em Monte Sião (MG), um verdadeiro “shopping” a céu aberto, é possível curtir belas paisagens

Eu e minhas parceiras fiéis, Talita e Marina, partimos da capital de São Paulo para uma viagem para lá de charmosa e recheada de aventura. O destino da vez: município de Monte Sião, em Minas Gerais.

Sul de Minas
Monte Sião fica no sul de Minas e nasceu pelas águas correntes do Rio das Pedras, fazendo-se cidade ao pé do histórico Morro Pelado.

A origem do município está ligada à figura do Major Antônio Bernardes de Souza que, em meados do século XIX, construiu uma capela na encosta do Morro Pelado, com seus 1.400 m de altitude.

Imigrantes italianos se instalaram ao Sul de Minas e, graças a eles, Monte Sião encontrou seu desenvolvimento. Os italianos tombaram as terras e plantaram café. Sem boas respostas, a agricultura foi reduzida e os imigrantes colocaram em prática seus costumes e tradições. Tradições, estas, que fizeram de Monte Sião famosa pela produção de tricô.

Cartão-Postal
Chegamos a Monte Sião e fomos direto para a pousada, onde renovamos as baterias com um banho. Deixamos todos os equipamentos e caminhamos até o centro da cidade. Fizemos, então, uma parada básica na Praça Prefeito Mário Zucato, inaugurada em 1941.

O lugar é o cartão-postal da cidade e chama atenção por suas várias esculturas em ciprestes e canteiros de flores. Nesta praça fica a Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, padroeira da cidade. Curiosidade: a imagem foi trazida do porto do Rio de Janeiro para Monte Sião e colocada na capela da Medalha Milagrosa.

Seu transporte até o município foi feito no lombo de animais, com a peça envolta em palhas de milho.
Embarque conosco nessa viagem e descubra mais histórias sobre Monte Sião, os principais pontos turísticos da cidade, dicas de passeios. Leia Moto Adventure. Nas bancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário