sexta-feira, 29 de novembro de 2013

VIAGENS: As boas surpresas de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia

No litoral sul de São Paulo foram criados, entre Peruibe e Cananéia, parques de proteção ambiental que mantém a Mata Atlântica a salvo. Neste trecho surgem antigas cidades, com seus casarões e igrejas coloniais. Uma época em que indígenas, sesmeiros, espanhóis, portugueses, bandeirantes e aventureiros cruzaram aquelas terras e ali assentaram os primeiros povoados locais.

Ver isto de perto é muito fácil: a Rodovia Regis Bittencourt (BR-116) é a principal ligação da região ao sul do país e, também, a São Paulo (SP). Vale citar que o melhor caminho entre a capital paulista e a região é por meio da Rodovia dos Imigrantes. E depois, Padre Manoel da Nóbrega e Prefeito Casemiro Teixeira.

Você pode chegar a Iguape, Ilha Comprida ou Cananéia em qualquer tipo de moto, pois todas estas cidades são servidas por boas estradas a partir da Régis Bittencourt. No entanto, para descobrir suas facetas mais aventureiras, siga com uma moto on/off-road.

A partir de São Paulo (SP), somando ida e volta, serão aproximadamente 600 km divididos em pista dupla, simples, estrada de terra e 30 km (aproximadamente) pela praia.

O objetivo deste roteiro não é explorar um só lugar, e sim, fazer um tour pela região e visitar pontos interessantes de cada cidade. Assim, você passará por Iguape, cidade fundada em 1538, cujo centro apresenta casarios antigos e reformados, uma bela igreja e a vista do Mirante do Cristo (perto do pedágio).
Já Ilha Comprida tem, por principal atrativo, um roteiro que pode ser feito através da praia. Vale citar que a praia de Ilha Comprida é uma das poucas na qual a circulação de carros e motos é permitida. Assim, abuse disto e, com consciência e prudência,curta a pilotagem em meio a dunas, trilhas, riachos, bares e pousadas. Mas, lembre-se: sempre com cuidado e atenção!

DICAS
- No trecho de areia, vá com atenção: o movimento de pedestres, ciclistas e carros é grande nos finais de semana;
- Abasteça em Ilha Comprida (por segurança);

- Ao parar a moto na praia, certifique-se de colocar uma superfície rígida para apoiar o descanso do veículo. Do contrário, este afundará na areia e a moto poderá cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário