quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Copa Brasil de MotoCross Freestyle 2012


Norte-americano Wiley Fullmer e “Zoio” completaram o pódio da sexta edição da maior competição nacional da modalidade

A Copa Brasil de MotoCross Freestyle 2012 prometia ser a edição de mais alto nível da competição que é considerada a maior da modalidade no país. E a expectativa foi superada. Os pilotos voadores surpreenderam os cerca de 8 mil presentes no Postinho, na Praia da Barra da Tijuca, no último domingo (15), e deram um show de ousadia. 

O duelo entre Brasil e Estados Unidos foi vencido pelo agora hexacampeão da prova. Gilmar Flores, mais conhecido pelo codinome Joaninha, desbancou o norte-americano Wiley Fullmer, que acabou em segundo, e confirmou a invencibilidade. Henrique Balestrin, o “Zoio”, completou o pódio.

“Estou muito feliz por ter ganho mais um campeonato. Esse ano foi ainda melhor pela rivalidade entre Brasil e Estados Unidos. É muito bom ter representado bem o meu país”, comemorou o piloto de 31 anos de Sinop (MT), vencedor de todas as edições da competição.

O norte–americano de 24 anos que chegou com a missão de tirar a coroa de Joaninha sofreu com o forte calor carioca e não se sentiu bem nos primeiros dias da competição. Fullmer se recuperou para a segunda volta das eliminatórias neste domingo e, mesmo abatido, se classificou em primeiro lugar para a grande final. 

Joaninha passou em segundo, seguido por Fred Kyrillos, Zoio, Jeff Campacci e Marcelo Simões. Na primeira volta da final, Joaninha garantiu a sua melhor pontuação, 332.6, com variações do backflip que fizeram o público ir ao delírio. Zoio, o pupilo de Joaninha, começou a volta com a sua especialidade, a entortada, e seguiu com manobras alucinantes, como a dead body, na qual o piloto faz um ângulo de 90 graus com a moto. No somatório inicial, o atleta, que também é de Sinop (MT), ficou na segunda colocação.

Se na primeira volta da final Fullmer não foi bem e garantiu apenas a quarta colocação, a sua segunda volta fez o coração de Joaninha bater mais forte. Após furar o pneu em sua segunda tentativa, o hexacampeão viu o norte-americano arrancar gritos histéricos da plateia e dar tudo o que podia em busca do título. A performance melhorou, o que garantiu ao atleta a soma de 291,5 pontos, mas não foi o suficiente para superar Joaninha.

“O Joaninha é muito bom e fez uma ótima apresentação. Fiquei super feliz com o segundo lugar. Estava doente e consegui fazer boas manobras, mas ano que vem eu vou roubar a medalha dele”, brincou Fullmer.

Com apenas 18 anos, Zoio confirmou a evolução e garantiu o terceiro lugar, com 265 pontos. Fred Kyrillos ficou em quarto, com 257.5 pontos, Marcelo Simões em terceiro, com 250 e Jeff Campacci, que caiu na primeira volta quando fazia um backflip, em sexto, somando 207.5.

A Copa Brasil de MotoCross Freestyle foi uma realização da IMX, com patrocínio da YamahaTNT e Ipiranga e apoio da SubPrefeitura da Barra da Tijuca, Prefeitura do Rio de Janeiro e Domino´s Pizza.  

Confira o resultado final:
1 – Gilmar Flores, "Joaninha" – 332.6
2 – Wiley Fullmer – 291.5
3 - Henrique Balestrini, "Zoio" – 265
4 - Fred Kyrillos – 257.5
5 - Marcelo Simões – 250
6 – Jeff Campacci – 207.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário